As crises globais simultâneas de 2007-2008 (a crise financeira e a crise alimentar) aumentaram em 115 milhões o número de pessoas subnutridas no mundo., chamando à atenção para o drama da pobreza e da fome, duas verdadeiras pragas no nosso planeta.

Please register or login to enter your post

A atual crise económica poderá agravar ainda mais esta situação. Após os grandes aumentos de 2008 e apesar dos preços relativamente estáveis dos produtos agrícolas, os custos de produtos alimentares básicos mantiveram-se bastante elevados e voláteis, especialmente nos países em desenvolvimento. Colocando a segurança alimentar de muitos milhões em risco permanente. Além disso, a crise económica, afeta negativamente a segurança alimentar de outras formas, uma vez que também afeta o emprego e os rendimentos das famílias.
A luta contra a fome continua a ser um dos maiores desafios no caminho para alcançar os "Objetivos de Desenvolvimento do Milénio" e requer uma colaboração forte e firme da comunidade internacional, incluindo todos os governos, sociedade civil e setor privado.
De facto, a crise de 2008 está na origem de uma mobilização coordenada da comunidade global que revelou claramente as principais falhas do sistema global de produção de alimentos, falhas essas que ainda perduram. Os preços ainda estão elevados em muitos mercados nacionais (não só nos países pobres) e do risco de volatilidade futura persiste.
Os desafios relacionados com a situação económica mundial tendem a agravar os problemas agrícolas e alimentares, principalmente nos países menos desenvolvidos e para os pequenos agricultores, exigindo uma ação global forte, concertada e tangível. Mais do que nunca, a melhor estratégia para o combate à pobreza parece ser um modelo de desenvolvimento que coloque a agricultura como uma das principais prioridades. A contínua existência de desnutrição grave em várias partes do globo e as recentes tendências nos preços agrícolas, produção e consumo de alimentos, validam a ideia de que se avizinha um futuro cheio de desafios para a alimentação global, de que nas próximas décadas também continuaremos a enfrentar o problema do crescimento populacional. Também temos que considerar que, além de fome e desnutrição também vamos enfrentamos a necessidade de preservar os recursos naturais, dos quais a agricultura todos nós dependemos, e as alterações climáticas, que colocam em riscos bem-estar de todos na Terra. 

   
   
Três crises
A complexidade por detrás da Crise Alimentar Global é maior do que se pode imaginar e, nos últimos anos, tem sido cada vez mais marcante o seu impacto na população mundial.
[...]
   
Desigualdades
A crise alimentar e ao mesmo tempo a crise financeira, sempre ambas em paralelo, tornaram-se nos dias de hoje , um dos grandes problemas das famílias de todo o mundo.
[...]
   
   
Please register or login to enter your post