Oportunidades para a agricultura sustentável: biodiversidade, soberania alimentar, segurança. E o papel crucial dos pequenos agricultores.

O futuro: agricultura sustentável é o que podemos criar

Proteger o solo e o direito à alimentação para todos: os consumidores de todo o mundo podem decidir qual tipo de apoio agrícola modelo, de gestos diários. O resultado é global. 
Abordagem da agricultura sustentável fornece a capacidade de acesso de pequenos agricultores de recursos produtivos e de possuir e usá-los para proteger seus meios de subsistência.
Agricultura sustentável pode mitigar a mudança climática, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e as necessidades de energia, reduzindo o uso de adubos azotados.
Práticas como a rotação de culturas aumentam a disponibilidade de alimento durante todo o ano e fornecem maior flexibilidade para eventos meteorológicos extremos. Finalmente, os pequenos produtores fornecem mais da metade do produto alimentar no mundo. Eles contribuem mais de 90% a produção agrícola em África.

 

A definição
"Agricultura Sustentável" é a agricultura que combina três objectivos principais: a protecção ambiental, rentabilidade e da igualdade social e económica. Generalizando, a abordagem da agricultura sustentável inclui a capacidade dos agricultores, em particular os pequenos produtores e suas famílias, de terem acesso e possuir os recursos de produção que necessitam, tais como terra, água, floresta, pastagens, genes e sementes, e de utiliza-los para garantir o crescimento, o sustento e o desenvolvimento, utilizando métodos e tecnologias que sejam economica, social e ambientalmente adequadas.

Este tipo de abordagem aumenta o poder da comunidade agrícola de fazer crescer os seus lucros e de assumir o controlo de seus sistemas de produção, incluindo a transformação e a comercialização de produtos agrícolas.

A agricultura sustentável refere-se à capacidade de produzir alimentos sem agredir o solo, os ecossistemas e o "capital humano" e para de reduzir (ou eliminar) a dependência de fatores externos, como fertilizantes e pesticidas químicos.

 
   

Benefícios para o clima

A agricultura sustentável pode ajudar a controlar as alterações climáticas, reduzindo a dependência dos combustíveis fósseis e as exigências de energia, e em particular reduzindo o uso de fertilizantes com azoto. Em 2005, de todas as emissões globais feitas pelo homem, aproximadamente 50% de óxido de azoto e cerca de 47% de metano (que têm um impacto significativo sobre o aquecimento global) foram provenientes da agricultura. As emissões de óxido nitroso da agricultura são geradas principalmente pelos fertilizantes com azoto e pela utilização de estrume, frequentemente utilizados em excesso e, por conseguinte, não é completamente consumido pelas culturas em crescimento. A digestão fermentativa pelos ruminantes também contribui para as emissões de metano na agricultura, juntamente com o cultivo de arroz em campos inundados.

   
   
Menor uso de combustíveis fósseis
A agricultura industrial também é altamente dependente dos combustíveis fósseis. A produção e distribuição de fertilizantes sintéticos contribui significativamente para as emissões de gases de efeito estufa: entre 0,6 e 1,2% do total global.  Isto acontece porque a produção de fertilizantes requer uma grande quantidade de energia, com subsequente emissão de dióxido de carbono,  enquanto a produção de nitratos também gera  óxido nitroso. A FAO refere que a agricultura biológica reduz as emissões de dióxido de carbono em  48 a 60% e o consumo de energia é menor em 25-50% do que na agricultura convencional.  Práticas como a compostagem também ajudam a fixar o dióxido de carbono no solo e a aumentar o seu teor em matéria orgânica. A florestação, fortemente apoiada por uma agricultura sustentável, também ajuda a controlar as emissões de dióxido de carbono.
Finalmente, a agricultura sustentável melhora a "resiliência", a capacidade de adaptação às alterações climáticas.  Práticas como a rotação de culturas aumentam a disponibilidade de alimentos durante todo o ano, e a diversidade na produção de alimentos e sementes oferece maior flexibilidade no caso de eventos climáticos extremos.
 
   

O escandalo do desperdício de alimentos

De acordo com um estudo da FAO, em cada ano, cerca de um terço dos alimentos produzidos para consumo humano - mais ou menos 1300 milhões de toneladas - é perdido ou desperdiçado. Os países industrializados e países em desenvolvimento desperdiçam quase a mesma quantidade de alimentos, 670 e 630 milhões de toneladas, respectivamente. Todos os anos, os consumidores nos países ricos desperdiçam uma quantidade de alimentos (222 milhões de toneladas) equivalente à produção de toda a África Subsaariana (230 milhões de toneladas). Frutas e legumes, juntamente com raízes e tubérculos, são os alimentos mais desperdiçados. A quantidade total de alimentos que é desperdiçada anualmente é equivalente a mais de metade da produção anual global de cereais (2300 milhões de toneladas em 2009/2010).

   
   

Padrões de qualidade

Grandes quantidades de alimentos são desperdiçados devido a padrões de qualidade que dão excessiva importância à aparência. A pesquisa tem vindo a mostrar que os consumidores estarão dispostos a comprar produtos que não atendam a esses padrões de aparência, desde que eles sejam seguros para o consumidor e tenham um bom sabor. Evidentemente os consumidores têm o poder para influenciar os padrões de qualidade e devem exercer esse poder. A venda de produtos diretamente a partir do solo, sem a necessidade de atender aos padrões de qualidade dos supermercados é outra sugestão apresentada no relatório da FAO. Esta prática poderia ocorrer através de lojas e mercados geridos pelos produtores. Devíamos também identificar usos alternativos para alimentos que deitados ao lixo.

   
   

Comprar mais do que precisamos

Nos países ricos, os consumidores tendem a comprar mais alimentos do que realmente precisam. Um exemplo disso é a clássica promoção "Compre dois leve um grátis” que tão frequentemente vemos nas lojas, outro são as porções excessivas oferecidas nas refeições prontas a utilizar produzidas pela indústria alimentar. Depois, há os buffets com preço fixo oferecidos por muitos restaurantes, que levam os consumidores a reencher seus pratos desnecessariamente. O relatório também aponta o facto dos consumidores geralmente não planearem corretamente as suas compras de alimentos, o que leva a que a comida não utilizada passe a sua data de validade e seja deitada fora.

 
   

O papel dos pequenos produtores

Via Campesina, explica: "Embora o “agrobusiness” controle a maioria das terras cultiváveis em quase todos os países do mundo, é graças aos nossos agricultores que temos a comida que está disponível hoje. Em todo o mundo, os pequenos agricultores controlam menos de metade das terras agrícolas, mas produzem a maioria dos alimentos que nós consumimos. Por exemplo, no Brasil, pequenos produtores são responsáveis pela produção de 87% da mandioca, 70% do feijão, 46% do milho, 34% do arroz, 58% do leite, 50% das aves de capoeira, 59% da carne de porco e 30% da carne de bovino, 38% do café, só para citar alguns géneros alimentícios. Os agricultores possuem menos de 25% das terras agrícolas, mas que geram 40% do valor agrícola do país. Os agricultores e produtores familiares veem a produção de alimentos como a sua vocação, enquanto para as grandes empresas agrícolas a sua é a exportação ".

 
   

Os pequenos agricultores alimentam o mundo

Três quartos dos pobres do mundo e 70% das pessoas que sofrem de fome e malnutrição vivem em comunidades rurais onde a agricultura de pequena escala oferece sustento e fonte de alimento. Os pequenos produtores fornecem mais da metade dos alimentos do mundo. Eles são responsáveis por mais de 90% da produção agrícola em África e pela maioria do milho, feijão e batatas cultivadas para consumo interno na América Latina.

De acordo com dados fornecidos pela Action Aid, cerca de 2000 milhões de pessoas em países pobres dependem diretamente da agricultura para sobreviver. As mulheres representam a esmagadora maioria da força de trabalho agrícola e produzem a maior parte do alimento que é consumido localmente. Das cerca de 525 milhões de empresas agrícolas em todo o mundo, cerca de 404 milhões são de pequena escala e exploram dois hectares de terreno ou menos.

   

O que queremos dizer com “cadeias longas”?

A intermediação entre os produtores agrícolas e o consumidor final pode ser vasta e - como vimos - envolvendo várias partes. Entre eles, grossistas, bolsas de valores internacionais, empresas multinacionais agroalimentares e grandes cadeias de distribuição. Em cada passo, o valor do alimento produzido é transferido do produtor para os outros elos da cadeia. O resultado é insustentabilidade económica dos pequenos produtores, que muitas vezes conduz à exploração pura e simples destas pessoas. A eterna busca para garantir maiores lucros ao longo de toda a cadeia é a força motriz de um sistema de produção que se baseia na agricultura intensiva, comércio internacional e ausência de proteção ambiental. O objetivo de aumentar o lucro leva a que a própria qualidade do produto seja reduzida, o que prejudica o consumidor, que paga para financiar campanhas de publicidade e marketing.

   

O que queremos dizer com “cadeias curtas”?

A redução do número de fases entre o produtor agrícola e o consumidor final oferece vantagens significativas. Além do preço poder ser menor, a maior parte do valor do produto fica nas mãos do produtor, o que significa que estes podem garantir a sua sustentabilidade económica e jurídica. A relação direta entre produtor e consumidor aumenta a confiança entre as partes, garantindo produtos de qualidade e respeito pelos acordos realizados. A cadeia curta também reduz o impacto sobre o meio ambiente, porque há menos transferências e menos resíduos, bem como um maior respeito pela biodiversidade e soberania alimentar.

   

Biodiversidade

90% da dieta humana de origem animal é proveniente de apenas 14 espécies de mamíferos e de aves, e apenas quatro espécies - trigo, milho, arroz e batatas – fornecem mais de metade da energia de origem vegetal consumida pela população mundial. A FAO estima que no século passado, três quartos da diversidade genética das culturas agrícolas desapareceram. Além disso, de 6300 espécies de animais, 1350 estão em risco de extinção ou já extintas. A agricultura moderna tem incentivado muitos agricultores a usar as apenas as variedades de plantas ou animais que originam elevados rendimentos, mas quando os produtores de alimentos abandonam a diversidade, muitas variedades e espécies podem desaparecer, o que leva a uma perda irreparável das suas características genéticas. Para os agricultores mais pobres, a biodiversidade pode oferecer uma melhor proteção contra a fome. Os consumidores podem também beneficiar da possibilidade de uma maior escolha de alimentos vegetais e animais, o que significa poder desfrutar de uma dieta nutritiva, que é particularmente importante para as comunidades locais com pouco acesso a mercados.

Mais de 40% da terra é utilizada para a agricultura e, portanto, os agricultores são os principais responsáveis pela proteção da biodiversidade. Através do uso de técnicas como a sementeira direta, a redução do uso de pesticidas, a agricultura biológica e a rotação de culturas, os agricultores podem manter o frágil equilíbrio entre os seus terrenos e os ecossistemas circundantes.

 
   

Soberania alimentar

“A soberania alimentar é o direito que uma população tem a uma alimentação saudável e culturalmente apropriada, produzida com a utilização de métodos sustentáveis e ecológicos, apoiados pelo próprio direito de definirem as suas próprias políticas alimentares e agrícolas”, esta é a definição de “soberania alimentar” utilizada pelo Nyeleni Forum 2007 (Mali).

A soberania alimentar oferece uma estratégia de resistência e de desconstrução do atual sistema de comércio alimentar sustentado por corporações, uma estratégia que é direcionada para sistemas alimentares, agrícolas, pastoris e de pesca centrados em torno de produtores e consumidores locais, que dá prioridade aos mercados e economias locais e nacionais, promove negócios transparentes, garante lucros iguais para todos e o direito do consumidor de controlar sua própria alimentação. A soberania alimentar garante que o direito de usar e gerir as terras, água, sementes, gado e a biodiversidade está nas mãos daqueles que realmente produzem o alimento. Finalmente, a soberania alimentar significa “novas relações sociais livres de opressão e desigualdade entre homens e mulheres, populações, grupos étnicos, classes económicas e gerações".

   

Grupos de compra comunitária

Por todo o mundo, grupos de cidadãos têm vindo a desenvolver métodos alternativos de distribuição dos produtos alimentares, fugindo aos sistemas que todos nós tão bem conhecemos (supermercados e centros comerciais). Na busca por melhores produtos a custos reduzidos, grupos de cidadãos têm-se unido para trabalhar com os produtores agrícolas nas áreas onde vivem, e para comprar seus produtos. Estes grupos apoiam uma agricultura local e biológica, numa espécie de experiência de agricultura social. Em muitos locais estes mecanismos estão a começar a tomar o lugar das cadeias tradicionais: os consumidores e produtores acordam o tipo e a quantidade de alimentos necessários, estabelecem um preço com antecedência e garantem um pré-pagamento ao produtor. A distribuição é compartilhada, com menor impacto sobre o meio ambiente.

   

Lista de compras #1 - O que comprar e o que não comprar

1. Favoreça a auto-geração, a recuperação e a reutilização

2. Leia o rótulo

3. Use as estações do ano como um guia

4. Evite o desperdício

5. Evite embalagens

6. Os critérios pelos quais devemos comprar: orgânico, cadeia curta, KM0, biodiversidade, alimentos "sociais", livre de crueldade.

   

Lista de compras#2 - Onde comprar e porquê

1. Favoreça a distribuição pequena e organizada em vez das grandes cadeias de distribuição

2. Procure o grupo de compra mais próximo da sua comunidade 
3. Se possível, use as empresas orgânicas que entregam em sua casa
4. Visite hortas comunitárias
5. Favoreça vendas diretas e mercados
6. Escolha comércio justo, com base comunitária